Prefácio

Este Blog destina-se a falar de veleiros, navegadores, e também contar as aventuras do nosso veleiro Bella Mar. O Bella Mar é um veleiro MB 45´construído em Porto Alegre pelo sr. José Carlos Cristini, de quem eu adquiri o barco em outubro de 2010. A construção do Bella Mar, que chamava-se Paradoxo, teve início em 1998 e terminou em 2003. Na sua construção foram usados reforços extras além de placas de Divinicell no convéz e costado. A carpintaria foi feita pela Barcosul. A quilha, agora de chumbo, e o leme foram re-projetados pelo Carabelli, e o seu novo calado é de 1,65m. a mastreação, fabricada pela Farol Náutica, também teve a sua altura reduzida em 2 m, e tem armação em Cutter com cruzetas anguladas. ________________________________________________________________________ Bons Ventos a Todos, ______________________ Munir Ricardo Alle

31 de mar. de 2011

Pirataira - Um risco real

Infelizmente a pirataria tem sido uma constante nos noticiários e mais ainda nos oceanos , baias e até marinas.

O Golfo do Yemen tem chamado a atenção do mundo pelo volume e tipos de embarcações que tem sido vitima destes criminosos. Normalmente o resultado é desastroso. Já cairam vítimas destes predadores tripulantes de diversos países. Recentemente, franceses, dinamarqueses e americanos pereceram naquela localidade.
Estes casos mais recentes levaram os participantes do  Round-the-World Rally optarem por darem um tempo ao seu cruzeiro e despacharam os seus barcos de návio. Os barcos foram carregados em um navio no porto de  Salalah, Oman e retirados en  Marmaris na Turkia onde eles continuam o cruzeiro, já no Mediterrâneo, evitando assim o mar vermelho e as regiões próximo a Somália.
 No Brasil este é um fato que vem ocorrendo cada vez com mais freqüência. Áreas como Canal de Bertioga, Santos, e Peruíbe em São Paulo e algumas regiões do Rio de Janeiro já registraram muitos ataques e principalmente furtos de botes e motores de popa. Outras regiões perigosas são:   Salvador, que recentemente foi classificada como local inseguro para navegadores e turistas - motivo este que levou a troca de porto da das regatas Velux 5 Oceans para Punta del Leste, e tb a  volta ao Mundo Cliper, que agora para no Rio de Janeiro.

Claro, que o lugar mais perigoso do Brasil continua sendo a Foz do rio Amazonas, no Pará e Amapá, onde o famoso velejador Sir. Peter Blake (NZ) foi assassinado. Os ataques a embarcações comerciais e de recreio são quase diários.

Como defender-se então? Carregar armas a bordo pode ser um risco ainda maior, e isto é assunto para muita discussão. Mais importante é estar alerta, comunicarmos uns aos outros sobre as áreas de risco e evita-las , pois sabemos que as autoridades não tem sido eficazes na redução da criminalidade.

Bons Ventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário